Conserve seus aplicadores de maquiagem


Tão importante quanto escolher a maquiagem ideal é saber preservar pincéis e esponjas, sem os quais a tarefa de aplicar blush, sombras e batons seria muito mais trabalhosa. Confira, a seguir, as dicas da maquiadora Simone Barcelos, professora de Maquiagem Profissional no Senac e proprietária da escola de beleza Beauty Box.

Pincéis

Lave-os com shampoo, em água corrente. Deixe-os secar ao sol – deitados, para a água escorrer e não entrar no cabo (o que evita que ele se solte). "Quanto mais rápida a secagem, melhor", destaca Simone. Se o aplicador ficar úmido por muito tempo, as cerdas perdem o formato original e podem embolorar.

A frequência da lavagem vai depender do tipo de pincel. "Os de base e corretivo, como têm pelos sintéticos, podem ser lavados no mínimo uma vez na semana. Já os de sombra podem ser lavados a cada 15 dias", diz a maquiadora. Os de pó e blush devem ser limpos uma vez ao mês, mas, no intervalo entre cada higienização, vale retirar o excesso de produto, passando o pincel num lenço umedecido antes de guardá-lo.

Guarde-os secos dentro do estojinho de pincéis, ou em um porta-pincéis, com as cerdas para cima, para não amassarem. Não deixe a maquiagem no banheiro, pois a umidade pode estragar os produtos.

Esponjas

Devem ser lavadas sempre que forem usadas. “Isso evita o acúmulo de bactérias, que podem causar acne, micose ou mesmo dermatite”, explica Simone. Para limpá-las, enxágue-as com shampoo em água corrente e deixe secar sob o sol. Guarde-as no estojo.

No entanto, é inevitável que, depois de algum tempo, elas fiquem esfareladas. "Elas nunca ficam perfeitas depois do uso, pois mancham e ficam feias", afirma. O jeito, diz a maquiadora, é adquirir outras a cada dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário