Corpo novo para o verão

Dicas de sáude para conquistar um corpo saúdavel e em forma
A contagem regressiva para o verão já começou. Junto vem a vontade de ficar com o corpo em forma para desfrutar da praia e da piscina sem constrangimentos com o peso. A procura pelas aulas na academia começa a aumentar e, que tal, também deixar o sedentarismo de lado?

São três meses pela frente até o início do verão, tempo suficiente para perder peso e ganhar condicionamento físico, garante Bruna Andrade e Silva, personal trainer. “De maneira saudável, é indicado emagrecer até 1 kilo por semana”, afirma.

Dependendo da alimentação, o ponteiro da balança pode sofrer uma mudança significativa. “É preciso ingerir alimentos menos calóricos, como doces e frituras, e optar pelos mais saudáveis, como os integrais, as saladas e as frutas”, orienta a personal. E, para acelerar a perda de peso, Bruna diz que é possível conseguir bons resultados associando exercícios de força, como a musculação, com os aeróbios (corrida, dança, bicicleta, etc.).


Ao ingerir mais alimentos do que o necessário, o excesso é transformado em depósitos de gordura no corpo. O aumento de peso ocorre, então, quando o consumo de calorias é maior do que o gasto, como o que ocorre durante a prática de atividade física. Assim, é preciso gastar mais calorias - se exercitando mais - do que o que foi consumido para conseguir perder peso.


Técnicas como a bioimpedância podem indicar com precisão os percentuais de massa magra (músculos) e gorda na composição corporal. A personal trainer esclarece que a perda de peso não significa, também, de gordura e que isso é possível com os exercícios aeróbios, uma vez que o corpo retira energia da gordura que foi acumulada nos tecidos. A musculação também ajuda a aumentar massa magra, diminuindo a gordura.

A freqüência indicada de atividade física é de três vezes por semana, de 30 a 60 minutos, dependendo da intensidade, alternando o treino aeróbio com o de força. “Se a pessoa faz as duas atividades no mesmo dia, o ideal é passar primeiro pelo treino de musculação e, depois, pelo aeróbio e, se possível, alternar os dias”, ensina Bruna.
Para quem é sedentário e deseja iniciar uma atividade física, a personal aconselha que seja “um processo contínuo, começando aos poucos e aumentando com o tempo”. Bruna indica a corrida para queimar calorias e perder peso. Ela orienta para que as pessoas iniciem com a caminhada e aumentem a velocidade aos poucos.












Para uma manutenção correta de peso e a prevenção de obesidade e outro problemas, como as doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e osteoporose, siga as orientações do artigo “Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira”, da publicação científica Scielo:

1. Consuma alimentos variados, divididos em quatro vezes ao dia. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;
2. Mantenha um peso saudável e evite ganhar quilos após os 20 anos;
3. Faça atividade física todos os dias. Inclua na rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;
4. Coma arroz e feijão diariamente, acompanhados de legumes e vegetais folhosos;
5. Coma de 4 a 5 porções de frutas ao dia, de preferência na forma natural;
6. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes.
7. Nos lanches, coma frutas em vez de biscoitos, bolos e salgadinhos;
8. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e embutidos (salame, mortadela e presunto). Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de condimentos como alho, salsinha e cebolinha.
9. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tortas e refeições no lugar de outras gorduras;
10. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura, pelo menos três vezes por dia.



Fonte: Portal Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário