Banho, um ritual de beleza e bem-estar



Você sabia que o banho, além de ser um hábito de higiene, pode ser transformado num verdadeiro ritual de beleza? Sem falar no bem-estar que traz para o corpo inteiro e na sua capacidade de repor as energias e melhorar a disposição?

Desde os romanos, os banhos estão associados ao prazer e a saúde. Eles davam tanta importância aos banhos que em todos os territórios conquistados, mesmo nos mais distantes, a preocupação em construir termas era tão grande quanto em erguer templos e fazer estradas.

Este hábito foi difundido entre os povos, tanto é que conhecemos os famosos banhos de leite, de ervas e essências usados por Cleópatra, conhecida por sua beleza, inteligência e sedução. Os filmes que retratam mostram os grandes guerreiros, tomando banho e tratando de assuntos pertinentes às novas batalhas e conquistas, nas suas fumegantes e perfumadas “tinas” de banho.

Se ficarmos falando do aspecto histórico do banho, vamos levar muito tempo, mas não podemos esquecer dos banhos de leite de cabra de Michel Jackson, para clarear sua pele.

Enfim, o banho é muito mais que higiene. Algumas dicas especiais especiais, que podem tornar um simples banho, num verdadeiro ritual de prazer, beleza e saúde.

      
Temperatura – Os banhos sejam de chuveiro ou imersão, nunca devem ser excessivamente quentes, pois ressecam a pele e provocam ou agravam as varizes e celulite. quem tem problemas de pulmão deve ficar longe dos banhos quentes. O banho morno é indicado. de manhã, o banho deve ser mais para frio, para acordar os músculos e preparar o corpo para um dia agitado. O banho da noite pode ser mais para morno, para relaxar e preparar o corpo para um sono gostoso.
Ducha fria – Para firmar os tecidos, sempre banho frio. se tiver um chuveirinho manual, dirija seu jato fazendo movimentos circulares por todo corpo. Comece na nuca, ombros, costas, peito, ventre e finalmente, pernas e braços. Se não aguentar a ducha fria completa, tente pelo menos uma ducha parcial, começando pelos pés, pernas e joelhos e, depois, faça o caminho de volta, em direção aos pés.
Quente e frio – No chuveiro, alterne água fria e água quente, o choque térmico ativa a circulação.
Banho de emersão – Para tornar mais duradouro o efeito de um banho de imersão, ao sair, enrole-se numa toalha ou use um roupão, sem enxaguar o corpo. Se usar um creme hidratante, passe-o pelo corpo ainda molhado.
Tonificar – Durante o banho, friccione energicamente a pele com uma bucha natural para tonificar os músculos e reativar a circulação do sangue. Faça o mesmo nas costas, com a escova de cabo comprido.
Creme – Antes de entrar no chuveiro, passe no rosto e no pescoço uma boa camada de creme nutritivo. O vapor facilita a penetração do creme na pele e intensifica seus efeitos, tanto no rosto quanto no corpo.
                              Banhos de Ervas



Conheça os efeitos de algumas num momento mágico de      relaxamento

Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e estressante, um banho de imersão é sempre relaxante. Principalmente se souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas.
Basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água. Leve a água para ferver, ao levantar fervura acresce a erva ou flor. Apague o fogo, descanse abafado por 10 minutos, coe e junte a água do banho.
As flores passaram a participar da composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva. Assim, estão presentes em sabonetes, shampoos, espumas e cremes e são produzidos com óleos retirados das sementes ou das pétalas das flores.
Alecrim – Tem as mesmas propriedades da camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.
Alfazema – Já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens. Relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne. Pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces. É um excelente hidratante.
Camomila – É usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. é utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele. Um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. Umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.
Folhas de eucalipto – Tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão
Hamamélis – Devido às suas características adstringentes, é usada em produtos destinados à limpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. tem ação anti-inflamatória e bactericida.
Flor de laranjeira – Dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. A flor de laranjeira é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
Hortelã – Tonifica os músculos e renova as energias. Amacia a pele e tem um efeito desodorizante.
Jasmim – Age como calmante em peles secas e sensíveis. Um banho com produtos à base de jasmim ajuda a relaxar.
Melissa – Proporciona um banho relaxante e perfumado. Antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranqüilo.
Orquídea – Seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.
Rosa – Rica em vitamina c, é anti-séptica, tonificante, adstringente e amaciante. A água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.
Sal grosso  Altamente relaxante, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno.
Sálvia – Erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. É especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.
Loção para após o banho – Misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde me um vidro bem fechado. Use diariamente após o banho, para amaciar a pele.
Banho para repor as energias Faça um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água.
Ferva á água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo, tampe durante 10 minutos, coe e adicione a água da banheira. Fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.
Banho para relaxar Depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo de essência de flor de laranjeira numa banheira com água quente, “fique de molho” por uns 10 minutos.
* quem não tiver banheira, poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente. após o banho de chuveiro, se enxague com um destes banhos. se enrole numa tolha e deixe-se secar naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário