Internet, exercícios e cafeína prejudicam a hora de ir dormir

É normal alguém se prometer apenas mais alguns minutos na Internet antes de ir dormir e ver esse tempo se estender por horas. Para a neurologista Rosa Hasan, para resolver esse problema, é preciso ter disciplina. ”O raciocínio é o mesmo usado para exercícios físicos e boa alimentação. O sono é tão importante quanto. A partir de certa hora, acabou, vou descansar, vou dormir, preciso disso”, enfatiza a especialista.

Atividades físicas devem ser praticadas, preferencialmente, durante o dia. “Exercícios perto da hora de dormir atrapalham o sono, deixam as pessoas ‘elétricas’, aumentam a temperatura do corpo. É bom que sejam feitos de manhã ou à tarde”, orienta Rosa.

A neurologista também recomenda evitar ir para a cama com o estômago muito cheio, não consumir produtos com cafeína (café, refrigerantes, chás) próximo da hora de ir dormir, bem como não beber muitos líquidos, para evitar que se fique levantando para ir ao banheiro.

No caso de se ter dormido pouco e estar com sono durante o dia, porém, a especialista aponta uma vantagem do café: é capaz de fazer despertar por algumas horas, o suficiente para que se percorra melhor uma distância de carro ou se assista uma aula com mais atenção. “Mas, o correto é mesmo descansar para poder fazer as coisas bem. Excesso de sono se resolve dormindo e não tomando café ou produtos estimulantes”, conclui Rosa.






Fonte:
Rosa Hasan, neurologista especializada em Medicina do Sono. É coordenadora do departamento de Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e médica responsável pelo Instituto do Sono de Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário