Quem nunca passou fome tentando eliminar uns quilinhos? Então responda com sinceridade: quantas vezes já tentou fazer dieta? Quantas deram certo? Você emagreceu? Mais importante: continuou magra? Caso deseja sentir-se saudável e confortável com seu peso, é bom tomar esta resolução: esqueça de vez os regimes malucos e radicais.
Na verdade, emagrecer nem é tão difícil assim. Manter o peso perdido é que são elas. Por que isso acontece?
- O problema é que a maioria das pessoas se submete a dietas muito restritivas, que cortam os alimentos habituais, as guloseimas preferidas e até alguns grupos alimentares, como carboidratos por exemplo. Depois do período da dieta, a pessoa vai retomando gradualmente os antigos maus hábitos e acaba recuperando todos os quilos perdidos - explica a nutricionista Niedja Mattos.
Segundo ela, a reeducação alimentar é a melhor e mais saudável maneira de perder peso e mantê-lo estável. Ou seja, não é preciso despedir-se para sempre do chocolate, do sorvete, da feijoada aos sábados ou do bombom depois do almoço para entrar em forma, e sim aprender a equilibrar corretamente esses alimentos no dia-a-dia.
- A não ser para quem tem problemas sérios de saúde, como úlceras, diabetes ou colesterol alto por exemplo, não existe alimento proibido. A simples frase "não posso comer isso" é capaz de desencadear um efeito negativo levando à angústia, ansiedade e ao abandono do programa de emagrecimento - afirma Niedja Mattos
Fim do efeito sanfona
A paciência e a persistência são fundamentais para quem quer manter um peso adequado para o resto da vida - o que ocorre em cerca de três a quatro anos de ponteiro estável. Não adianta ter pressa, pois quanto mais rápido os quilos se vão, mais rápido eles voltam.
- O ideal é ter um acompanhamento profissional para orientar a proporção correta de nutrientes na alimentação, além dar aquele estímulo para que o objetivo de ganhar novas e duradouras formas seja atingido.
O quê e o quanto comer?
20 dicas para um emagrecimento saudável
1 - Não tenha pressa. O objetivo não é emagrecer para uma festa ou para o encontro de sábado à noite, mas para o resto da vida. A ansiedade pode acabar levando você a comer mais ainda.
2 - Coloque de vez os exercícios físicos na sua rotina. Além de fazerem bem para o corpo, ajudando a queimar gordura e modelá-lo, as atividades são ótimas para a cabeça, pois driblam o estresse e lembram você do compromisso com uma vida mais saudável.
3 - Beba bastante água, no mínimo 2 litros nos dias frescos e 2,5 litros quando estiver mais quente. Além de hidratar o organismo e eliminar as toxinas, a água reduz a sensação de fome. Muitas vezes, a vontade de comer alguma coisa é simplesmente sede.
4 - Use e abuse das verduras e legumes. Eles são deliciosos, enchem o estômago e não engordam. Invente saladas, suflês, molhos light para acompanhar, mas não deixe de incluí-los no seu cardápio.
5 - Evite frituras e gorduras. Habitue-se a comer grelhados e a tirar as gordurinhas da carne, a pele do frango etc.
6 - Troque o pão e as massas brancas pelas integrais. Elas contêm fibras, que aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino.
7 - Alimente-se de três em três horas. O ideal é ter café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Assim, você não passa fome e mantém o organismo ativo, queimando calorias na digestão. Quem não come fica com o metabolismo preguiçoso e pára de emagrecer.
8 - Tome iogurte light. Além de fazer bem, um potinho tem entre 45 e 80 calorias. O mercado está cheio de opções deliciosas.
9 - Troque as sobremesas por chicletes sem açúcar. Carregue vários deles na bolsa, para quando der vontade de mastigar fora de hora.
10 - Se você não consegue viver sem algo doce depois da refeição, não adianta brigar com a sua natureza. Satisfaça a vontade com uma barrinha de cereal, gelatina light, uma bola de sorvete light ou uma fruta.
11 - Não vire escrava da balança. O peso corporal varia durante o dia, de um dia para o outro, na época da TPM e até quando o intestino está preso. O ideal é se pesar uma vez por semana, sem roupas, de preferência pela manhã ao acordar. Melhor ainda é notar seu emagrecimento pelas roupas, que fatalmente vão se alargando ou se ajustando melhor ao corpo.
12 - Invista nos produtos light, que têm menos calorias e gorduras. Requeijão, queijo, pão, leite desnatado, sucos, existem várias opções.
13 - Não seja xiita. Não desmarque compromissos como jantares, festas e viagens com medo de sair da dieta. Participe dos eventos, coma com moderação e depois retome normalmente a sua rotina. Deixar de aproveitar a vida também não faz bem à saúde!
14 - Da mesma forma, não precisa se torturar quando os amigos combinarem uma pizza no final de semana. Se de segunda a sexta você tem uma boa alimentação e faz exercícios, nem precisa esquentar a cabeça aos sábados ou domingos. Conforme seus hábitos forem se renovando, naturalmente você vai se controlar e até comer menos.
15 - Muitas vezes, o difícil é iniciar. Depois que você engrena e começa a emagrecer, a motivação para manter hábitos saudáveis é cada vez maior.
16 - Deslizes acontecem. Afinal, ninguém é perfeito, e é normal você cometer algumas besteiras pelo caminho. Não deixe o desânimo tomar conta, retome a sua rotina e seu objetivo.
17 - Estabeleça metas que você sabe que pode atingir. Nada de impor uma perda de 10 kg em um mês, ou 3 kg em uma semana. Pense a longo prazo, e trabalhe para, por exemplo, emagrecer 4 kg nos próximos dois meses. Assim, dá tempo de acostumar o corpo com a mudança, e contornar qualquer imprevisto no caminho.
18 - Não espere chegar ao seu peso ideal para viver e ser feliz. Vá à praia, compre roupas, viaje, namore, divirta-se. Colocar na cabeça que você só vai fazer tal coisa quando estiver pesando "x" é besteira!
19 - Comemore cada vitória. Desde a calça antiga que finalmente fechou, até aqueles 400 gramas a menos. Imagine que cada pequeno progresso é uma moeda que você coloca em um cofrinho, que vai cada vez ficando mais cheio.
20 - Ame-se. A auto-estima é o ponto principal para quem quer mudar os hábitos, emagrecer e levar uma vida mais saudável. Cuide de você mesma, seja vaidosa, compre roupas legais e procure estar de bem consigo mesma. Quanto melhor e mais bonita você se sentir, mais fácil será para adquirir e manter uma rotina de beleza, saúde e bem-estar no seu dia-a-dia.
Fonte: Feminíssima
Nenhum comentário:
Postar um comentário