Alimentos leves facilitam o sono

Garantir uma boa noite de sono depende muitas vezes de apenas alguns cuidados. Entre eles, adotar horário regular para se deitar, evitar livros e filmes agitados perto da hora de dormir e deixar o quarto apenas para o sono mesmo.

Um dos hábitos que devem ser observados para se conseguir dormir bem refere-se à alimentação, ensina a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono. A última refeição do dia deve ser leve e feita cerca de duas horas antes de dormir.

“Refeições muito pesadas ou em grande quantidade dificultam o processo da digestão e podem induzir a microdespertares durante a noite”, informa Dalva. Ela acrescenta que também se deve evitar dormir com o estômago vazio, porque a fome é outro motivo que leva a pessoa a acordar durante a noite. Para quem tem diabetes, há ainda o risco de passar por um episódio de hipoglicemia noturna.

O nutricionista Murilo Datillo, do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercícios do Instituto do Sono, adverte que a alimentação deve ser definida individualmente, mas alerta que refeições extremamente pesadas são mesmo um obstáculo para o sono tranquilo, de qualidade. Ele dá algumas dicas sobre como alimentar-se no jantar ou no último lanche, que é uma refeição sempre recomendada para quem tem diabetes:

1. Consuma carboidratos de absorção lenta, como leguminosas, fibras integrais ou aveia. Dessa forma, sua glicemia ficará mais estável durante a noite.

2. Leite, iogurte, maçã, pera, peixes, carnes e ovos são ricos em triptofana, substância que ativa a produção de serotonina e tem relação com o relaxamento.

3. Prefira alimentos mornos ou quentes; alimentos gelados aceleram o metabolismo e criam estado de alerta.

4. Evite alimentos ricos em carboidrato simples, como as farinhas brancas, porque eles podem provocar hipoglicemia tardia.

5. Verifique o comportamento de seu organismo quando consome cafeína: para algumas pessoas, a cafeína cria estado de alerta.

6. Observe também como seu corpo se comporta com comidas muito condimentadas, principalmente as que levam pimenta vermelha, porque para alguns ela pode provocar aceleração do metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário