Menstruação desregulada pode ser sinal de alerta
Poucas são as privilegiadas que podem confiar no calendário para calcular a semana da TPM e o dia de renovar o estoque de absorvente. A grande maioria das mulheres vive fazendo contas de estimativa para descobrir a data aproximada da próxima menstruação, caso não atrase, nem adiante demais. Por isso, os consultórios de ginecologia vivem cheios de pacientes impacientes e preocupadas.
A boa notícia é que nem sempre essa variação é sinal de problemas. O normal é que, a cada mês, haja mesmo uma pequena irregularidade no ciclo menstrual, por mais inconveniente que seja. A tolerância é de cerca de uma semana para mais ou para menos.
“Uma flutuação em torno de sete dias é aceitável”, afirma a ginecologista Mariana Maldonado, autora do livro “Palavra de Mulher”. “Mais do que isso, apenas se forem acontecimentos esporádicos”.
Se o fluxo atrasar ou adiantar para além desse limite, durante três meses seguidos, aí sim podemos dizer que há irregularidade menstrual.
Fontes:
Mariana Maldonado – ginecologista e obstetra, especialista em Sexologia. Autora do livro “Palavra de Mulher” (Editora Integrale)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom , minha menstruação acostuma vim todos os meses dia 11,12 e mês passado veio no final do mês dia 30 e já tinha menstruado no inicio do mês de julho e esse mês de agosto não veio nenhum sinal e meus seios estão muito dolorosos e eu sinto muita nausea fiz teste de farmácia e deu negativo não sei mais o que fazer!pode me ajudar ?
ResponderExcluirObrigada .