Quer conquistar um sorriso branquinho?


Café, cigarro, vinho, shoyu (e até flúor!), tudo pode manchar seus dentes desde a infância ou adolescência. Veja como evitar esse problema que compromete a saúde e a autoestima em qualquer idade. 

Manchas nos dentes são relativamente comuns na população em geral, porém, em adolescentes, elas podem ser desastrosas para a formação de sua autoestima. Essa fase da vida repleta de encantos e descobrimentos é também marcada por inseguranças e conflitos em busca de sua própria identidade. É nessa época que o jovem começa a despertar para a sexualidade e para um maior convívio com os amigos, e está mais suscetível a opiniões de terceiros. Problemas estéticos podem ganhar enormes proporções. Se as manchas o incomodarem, ele pode evitar sair de casa, não sorrir e tornar-se mais introspectivo.

Quando elas aparecem

As manchas dentárias muitas vezes surgem ainda na infância, no período escolar, quando ocorre a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Podem ser causadas pelo uso excessivo de flúor durante a primeira infância (fluorose), por trauma no dente de leite, quando o permanente já estava em formação (hipoplasia do esmalte), ou ainda por uma falha congênita na formação do esmalte dos dentes (amelogênese imperfeita).
“As manchas extrínsecas (externas) também podem ser provocadas pela ingestão de alimentos e bebidas como café, chá, shoyu, alimentos que depositam pigmentos nos canalículos dentinários e pelo fumo”, complementa Nerly Maria Juliano,  especialista em Implantodontia e Prótese sobre Implantes, em São Paulo. Já para evitar a fluorose, a Dra. Aline Panek, odontopediatra na cidade de Araucária, Paraná, orienta as mães a não utilizarem creme dental com flúor em crianças com até dois anos e meio. “Escovar somente com escova e água, ou creme dental sem flúor”, diz ela
Como evitar essas manchas
Listamos aqui dicas preciosas para te ajudar a manter dentes sempre branquinhos:

• Escovação diária: Fundamental para ter dentes bonitos e uma boca saudável é uma boa higiene. A escovação dos dentes deve ser feita pelo menos 3 vezes ao dia, após cada refeição. Invista em uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor. Troque a escova a cada 2 meses, e não confunda uma escovação bem-feita com força na escovação, que não vai deixar os dentes mais limpos. O excesso de força pode resultar em lesões na gengiva e desgaste do esmalte. A escovação ideal é suave e deve durar pelo menos 2 minutos, entretanto, a maior parte da população não usa mais do que 30 segundos nessa tarefa. Se esse é o seu caso, não desanime. Se não conseguir fazer uma atividade perfeita todas as vezes, capriche nela pelo menos uma vez ao dia. Outra saída é investir em uma escova elétrica. E, se você usa aparelho ortodôntico, deve caprichar ainda mais. 

• Fio dental: Deve ser utilizado diariamente. É ele quem vai fazer a limpeza entre os dentes e na linha entre os dentes e a gengiva. Junto com a escovação, o fio dental é essencial para evitar o aparecimento da placa bacteriana e formação do tártaro. 

• Alimentação: Limite a ingestão de alimentos açucarados ou que contêm muito amido, principalmente aqueles que grudam na superfície dos dentes. Prefira algo saudável como verduras cruas, frutas, iogurtes e queijos. Alguns alimentos de coloração mais escura como chocolate, beterraba, molho de tomate, shoyu, café, alguns chás e refrigerantes de cola pigmentam os dentes. Portanto, se puder, é bom evitá-los. E, quando ingeri-los, não se esqueça de escovar bem os dentes logo em seguida. Outra dica é usar sempre um canudo para tomar sucos e refrigerantes, pois ele minimiza o contato da bebida com a superfície dos dentes. 

• Cigarro e álcool: Fuja deles! Fumar mancha os dentes e a gengiva e causa mau hálito (halitose), além de aumentar a incidência de gengivite e câncer na boca. Da mesma forma, o uso de bebidas alcoólicas por adolescentes – que é proibido por lei – causa manchas nos dentes e queimaduras, além da queda do pH bucal e consequente alteração da flora, aumentando o risco de doenças periodontais e de câncer. 

• Distúrbios Alimentares: A bulimia (ato de comer exageradamente e vomitar em seguida) e a anorexia (medo excessivo de ganhar peso, que muitas vezes resulta em vômito) são doenças muito sérias que precisam ser tratadas por uma equipe multidisciplinar. Causam desgastes no esmalte dos dentes devido à acidez dos sucos gástricos. Se você tem, ou acha que tem, algum destes distúrbios, converse com seus pais imediatamente.

• Visite seu dentista regularmente: Consultas periódicas para uma avaliação e limpeza profissional (profilaxia) são essenciais para a manutenção da saúde dos seus dentes. E, se as manchas já estão instaladas neles, saiba que existe tratamento para cada tipo de mancha, desde o uso de pastas branqueadoras até o clareamento dental e a aplicação de facetas.  O dentista é o profissional habilitado para avaliar seus dentes e indicar o tratamento adequado para cada caso.
Sorria bonito!

Fonte: Atmosfera Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário