Cuidar da beleza e do bem-estar não é tarefa fácil. Sabe-se que é preciso aplicar diariamente o protetor solar, hidratar o corpo e utilizar creme antienvelhecimento na pele. Todos esses cuidados, aliados ao consumo de vitaminas, pode tornar a epiderme ainda mais saudável e jovial.
As vitaminas são nutrientes que fazem parte da manutenção para a saúde do corpo humano. Elas atuam de diversas formas, desde o auxílio para a produção de energia e melhora da imunidade até no combate do envelhecimento celular. São divididas em hidrossolúveis (dissolvem em água) ou lipossolúveis (dissolvem em óleo) e têm como funções fazer a manutenção da pele e do cabelo, além de atuar no sistema neurológico.
Não à toa as vitaminas surgem como ótimas aliadas no combate a acnes e espinhas, rugas, cravos, envelhecimento da pele e irritações e lesões na epiderme. Pode ser do complexo B, do grupo C, A ou B, se a dieta contém essas vitaminas certamente sua pele será mais saudável e bonita.
Acnes e espinhas
A nutricionista Ana Claudia Montezino, especialista em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), diz que a vitamina A evita o aparecimento de espinhas por ser antioxidante e conseguir atuar na redução na produção sebácea. “O Grupo C também ajuda nessa função, reduzindo o risco de inflamação”, diz.
Cravos
“Os cravos são formados pelo acúmulo de substâncias sebáceas nos poros da pele. A vitamina A pode auxiliar em seu tratamento, pois controla a produção de secreções das glândulas sebáceas”, explica a nutricionista Priscila Baccarat Lino, graduada em nutrição pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Botucatu.
Rugas
A vitamina C está envolvida na formação do colágeno e da elastina, importantes componentes da pele que auxiliam em sua firmeza e elasticidade. “Além disso, a vitamina A é fundamental para a manutenção da integridade das células epiteliais de todo o organismo e modula a expressão de genes formadores de queratina e colágeno”, diz Priscila. E Ana Claudia completa dizendo que a vitamina B1 (tiamina) ajuda a combater as rugas e age na melhoria da renovação celular, deixando a pele mais firme e saudável.
Envelhecimento da pele
A vitamina C e a vitamina E são potentes antioxidantes que protegem as células dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. O complexo B também apresenta propriedades antioxidantes e antiestresse. Lembre-se que o consumo de água é fundamental, pois a má hidratação pode enrugar a pele.
Irritações e lesões na pele
A vitamina B6 age como cicatrizante no sistema imunológico do corpo, protegendo a epiderme contra inflamações. No caso de já haver uma lesão, esta mesma vitamina atuará como cicatrizante. “A deficiência de Vitamina B2 está também associada a problemas como: queilose (boqueira), glossite (língua vermelha ou geográfica), estomatite angular (feridas no canto da boca) e dermatite seborreica (caspa ou eczema) que pode ocorrer não só no couro cabeludo, mas também no rosto (contorno nasal, supercílios e atrás das orelhas)”, sinaliza Ana Claudia.
“É importante ressaltar que outros nutrientes são fundamentais para a manutenção da pele, como diversos minerais, ômega 3 e água. E vale lembrar a individualidade bioquímica: cada caso é um caso, devendo ser avaliado individualmente por um especialista”, diz Priscila.
Fonte: Além da beleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário