Exercícios no verão: cuidados especiais

Dias mais longos e ensolarados, muito calor e a vontade de usar roupas que deixam o corpo mais à mostra, além é claro, daquele biquíni na praia ou na piscina, estimulam muita gente a fazer exercícios no verão. As academias são mais procuradas e as ruas, parques e praias ficam cheias de amantes das atividades ao ar livre.

Toda a empolgação com a malhação deve ser seguida de muitos cuidados, afinal a estação é bem quente e é preciso se cuidar para que o calor não acabe prejudicando sua saúde durante a prática de exercícios. Manter-se bem hidratada, usar roupas leves e dar preferência às salas de ginástica climatizadas são algumas das principais recomendações do professor de Educação Física Daniel Guimarães, da academia Universidade do Corpo (Unidade Barra). Leia a entrevista:

1) Quais os principais cuidados que devem ser tomados ao fazer exercícios nesta época do ano, mais quente que as demais?
Principalmente cuidados com a hidratação. Deve-se ingerir líquidos antes, durante e após a prática de atividades físicas. Não são recomendados líquidos que contenham cafeína e álcool, já que estas substâncias são diuréticas, logo, não ajudam na hidratação. A reposição principalmente de sódio através de bebidas isotônicas é indicada, já que este é o mineral mais perdido através do suor. Roupas leves e confortáveis também são recomendáveis.

2) Quem gosta de fazer exercícios ao ar livre, como caminhadas, corridas ou outras atividades, no parque ou na praia devem ter cuidados especiais?
Sim. Devem ser evitadas atividades entre 9 e 16 horas. Neste horário os malefícios causados pelo sol, como envelhecimento precoce e câncer de pele, são maiores. Em áreas elevadas, a cada 300 metros, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele. Na praia, a areia branca é refletora dos raios solares, portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados.

3) O desempenho físico pode melhorar ou piorar devido à estação? 
Na maior parte do Brasil, a variação climática não chega a influenciar o desempenho do praticante de atividade física. O inverno não é tão rigoroso, portanto é importante estar sempre preparado através de hidratação e alimentação saudável para obtenção de uma boa performance.

4) Quais atividades são mais indicadas nesta época do ano, e quais devem ser evitadas?
Não existem modalidades físicas mais ou menos indicadas para esta época do ano, qualquer atividade praticada em ambientes e condições adequados é recomendada.

5) Crianças, gestantes ou idosos podem sofrer alguma restrição quanto a praticar exercícios no verão?
As restrições quanto à prática de atividade física dessas populações existem, por se enquadrarem em grupos que chamamos de “especiais”. lógico, que no verão, os cuidados com essas pessoas devem ser redobrados. o recomendado é que não se inicie a prática de exercícios sem uma avaliação médica prévia.

6) Salas de ginástica ou de musculação com ar condicionado são melhores do que tem apenas ventilador?
Sim. Além da maior sensação de conforto, a sala climatizada pode oferecer uma temperatura ideal para a prática de exercícios físicos (entre 21° e 23°c).

7) Emagrece-se mais fazendo exercícios no verão, ou a estação não influencia neste caso? Não. O que influencia no emagrecimento não é a estação do ano em que estamos, e sim o gasto calórico obtido na atividade praticada.



Fonte: Feminíssima

Nenhum comentário:

Postar um comentário