Mitos e Verdade - Crescimento dos Cabelos


Ter cabelos longos e saudáveis é o sonho da maioria das mulheres. De olho nisso, o mercado desenvolveu uma série de cosméticos que prometem grandes resultados. No entanto, de acordo com o histórico genético, o estilo de vida e alimentação de cada um, os produtos podem ser eficientes ou não. O crescimento dos cabelos está diretamente relacionado com estes fatores e, precisamente, com a adoção de hábitos saudáveis.

O processo de crescimento dos cabelos se dá de forma intercalada, ora os fios estão em fase de repouso, ora em fase de evolução. Ainda assim, o crescimento não acontece de forma igual em todos os fios, que passam por três fases distintas: a anágena, a catágena e a telógena.

A primeira delas está relacionada ao crescimento dos fios, quando o folículo se encontra localizado mais profundamente. A maior parte dos cabelos, cerca de 85% está nesta fase.

A segunda é marcada pela transição entre crescimento e repouso dos fios, quando as células diminuem a velocidade das mitoses.

Já a última etapa é quando se dá o repouso final dos fios, que ao encerrar dará início automaticamente a fase anágena, reiniciando o ciclo que se repete durante toda a vida.
Na fase anágena, os fios de cabelos crescem em média 10 a 20 cm ao ano. No entanto, as influências genéticas podem ser determinantes, não apenas com relação à cor, textura e densidade, como também para o crescimento dos fios. Além destes determinantes, fatores hormonais, nutricionais, emocionais, o envelhecimento e até mesmo o uso de produtos químicos inadequados podem prejudicar o crescimento natural dos fios.
Se você acha que o seu cabelo não cresce naturalmente é preciso, antes de qualquer coisa, que você busque um especialista. São muitos os motivos que podem fazer com que os seus cabelos estejam crescendo além do normal e para cada um deles é recomendado um tratamento específico. Este cuidado vai lhe poupar tempo e fazer com que você trate o problema de forma assertiva.

Mitos e Verdades sobre o crescimento dos fios

Até que ponto a genética pode influenciar no crescimento dos cabelos? 

Ela pode interferir na queda e no crescimento. Mas, a busca por uma alimentação equilibrada pode auxiliar bastante, além de outros tratamentos estéticos e a utilização de alguns produtos específicos podem auxiliar e minimizar os efeitos genéticos. 

O estresse pode prejudicar o crescimento? 

Em casos de forte estresse as pessoas podem apresentar doenças cardíacas, cutâneas, autoimunes e até depressão. Além dos sintomas físicos podem ocorrer, concomitantemente, sintomas psicológicos. É comum surgirem casos de ansiedade, pesadelos, dificuldades interpessoais, introversão, desânimo, insegurança, agressividade, angustia, dores musculares, náuseas, disfunção de apetite, dermatológicas e também a queda de cabelos. 

A alimentação influência no crescimento dos fios?

Sim, para ter um cabelo saudável é preciso ter uma alimentação equilibrada, com a inclusão no cardápio de alimentos que contenham vitamina A, B6 e E e muita proteína. Além disso, o Cobre, o Ferro, o Enxofre e o Zinco auxiliam bastante no crescimento dos cabelos. Aposte em uma alimentação equilibrada e conheça também os nutricosméticos, que podem auxiliar nesta nutrição específica.

Cortar os cabelos ajuda no crescimento?

O corte não interfere na raiz dos cabelos, portanto, não tem relação com seu crescimento. Os cabelos não funcionam como as plantas.

Cortar os cabelos na lua crescente pode auxiliar o crescimento?

Não existe comprovação científica quanto à isso.

A oleosidade pode influenciar no crescimento?

O excesso de oleosidade pode acarretar em dermatites que podem prejudicar o crescimento natural dos cabelos.

O uso constante de produtos químicos pode prejudicar o crescimento dos cabelos? 

Se os tratamentos afetarem o couro cabeludo é possível que prejudiquem a saúde dos cabelos, pois qualquer irritação neste local pode provocar a queda dos fios.

É possível acelerar o crescimento dos fios?

Alguns medicamentos podem estimular o crescimento. Em geral produtos a base de zinco, ferro, alguns aminoácidos, lisina, cistina, biotina, metionina, entre outros produtos, como o minoxidil local. No entanto, é preciso identificar antes qual a causa do cabelo não estar crescendo na forma natural e para tanto é fundamental a busca por um dermatologista.

Prender os cabelos pode atrapalhar no crescimento?

Sim, este ato pode provocar a quebra dos fios e prejudicar o crescimento.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário