Mesmo sendo importante consumir com moderação,
hoje se sabe que o chocolate é fonte de inúmeros benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, ele pode ajudar a prevenir o envelhecimento causado pelos radicais livres e melhorar o fluxo arterial.
“O chocolate contém vários tipos de minerais, como o manganês, o potássio e o magnésio, além das vitaminas A, C e do complexo B”, acrescenta a nutricionista Danielle dos Santos Nascimento, do programa Viva Melhor, da RISA Restaurantes. E a profissional esclarece que o meio amargo é ainda mais benéfico. “Ele possui flavonoides, que reduzem o colesterol ‘ruim’ (LDL), elevam o ‘bom’ (HDL), são estimulantes cerebrais e têm efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo a deposição de gordura nas artérias. É indicado por nutricionistas e outros profissionais da saúde, porque é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite”.
E não é mito o fato de que essa delícia proporciona uma sensação de bem-estar depois de ingerido. A nutricionista Alline Cristina Schüncke explica por que isso acontece: “Quando comemos um pedaço de chocolate meio amargo ou amargo, o nosso organismo libera a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de satisfação, que acaba com o mau humor”. Ela comenta que a porcentagem de cacau deve ser sempre observada, em razão da quantidade de gordura que o alimento possui – por isso, ele não deve ser consumido em exagero. “Os melhores são aqueles que têm, no mínimo, 50% de cacau, conhecidos como meio amargo ou por ter alto teor dessa semente, pois a quantidade de açúcar e gordura na composição é baixa, o que aumenta os benefícios do produto”.
Existem outras opções para consumir chocolate sem engordar. Além da alternativa do meio amargo, as bebidas achocolatadas não costumam ser muito calóricas, observa Alline. “As versões branco e diet deverão ser evitadas, uma vez que a primeira não contém cacau na fórmula, e a segunda é indicada para o controle da glicemia. Atente-se sempre ao consumo, que deverá ser de até uma barra pequena por semana”.
Existem ainda os tratamentos de beleza à base de chocolate, como banhos de ofurô e hidratantes. “O ativo dessas técnicas é o pó extraído da amêndoa do fruto do cacau. Ele tem ação antioxidante e é rico em flavonoides, que favorecem a hidratação, combatem os radicais livres e ajudam o organismo contra o envelhecimento”, explica Alline.
Nenhum comentário:
Postar um comentário